Laboratório de Ensino de História
Perfil do Colégio Providência em 2009
Logradouro:Colégio Providência
Número: 161
Bairro: Centro
Cidade: Mariana
Estado: MG
CEP: 35.420.000
Nível de Ensino: Maternal, Fundamental e Médio.
1. Acesso à escola:
“Como o Colégio Providência localiza-se no centro da cidade de Mariana, próximo à Praça Minas Gerais, e tem como público principal alunos com melhores condições de renda, algumas considerações podem ser feitas quanto, o tipo de transporte utilizado, que varia entre veículos de particulares, transportes de empresas especializadas e, inclusive, a possibilidade de o aluno caminhar até a escola”.
Relatório de estágio de Bruna Andrade e Thamara Rodrigues, 2008.
2. Bairro/distrito onde situa a escola:
“As moradias da localidade, que mesmo em se tratando de construções com tombamento histórico, apresentam-se devidamente conservadas, o que nos possibilita afirmar que a escola insere-se um contexto no qual o discurso do cuidado patrimonial é valorizado. A localização da escola no centro do município, que a coloca em proximidade com templos religiosos, hotéis e pousadas, bares, restaurantes, lan houses, livrarias, praças e grande diversidade comercial; a segurança da equipe escolar e dos educandos, que é potencializada pela fato da instituição encontrar-se em uma região policiada da cidade, além de apresentar uma rigorosa gestão interna do fluxo de pessoas (uso de meios tecnológicos e prédio estruturalmente seguro).”
Relatório de estágio de Bruna Andrade e Thamara Rodrigues, 2008.
3. A escola:
Num tempo em que a vida se assemelha a um deserto com fortes apelos da materialidade, cabe a nós, Educadores, Pais, Famílias, construirmos oásis de paz, de compreensão, de afeto, de sabedoria, mostrando ao mundo ser possível uma outra vida, uma vida verdadeira, pautada pelos princípios elementares que devem reger a vida em sociedade, tendo o Amor como esteio principal. Portanto, precisamos recuperar os conceitos fundantes do espiritual, que mostrem à humanidade uma vida possível imbuída de Fé e de Esperança (Ir. Edvanir Leôncio Lopes).
“A partir da fala da atual diretora do Colégio Providência, transcrita acima e encontrada na página virtual da escola, podemos visualizar elementos que, compartilhados com metodologias e conteúdos de ensino, constituem o projeto pedagógico a que o Colégio se propõe. Este projeto não deixa de se vincular ao cunho religioso, parte integrante do processo histórico de constituição da instituição de ensino.
Hoje mantido pela associação São Vicente de Paulo[1], o Colégio Providência foi fundado em 1850, por Dom Antônio Ferreira Viçoso, então Bispo de Mariana. Dom Antônio Ferreira Viçoso, solicitou e obteve a vinda das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo da França para o Brasil, em Minas Gerais, Mariana, primeira Casa de Educação Vicentina fora da Europa. Foi de Mariana, deste Colégio, que se irradiaram para todo o país e outras regiões das Américas, os Colégios Vicentinos.
Foram destinadas pela Superiora Geral da Congregação doze Irmãs francesas para residirem em Mariana, aqui chegando no dia 3 de abril de 1849, depois de uma longa viagem que durou três meses, feita por mar até o Rio de Janeiro e a cavalo do Rio a Mariana.
Enquanto aprendiam a Língua Portuguesa, desde o início, as jovens irmãs se ocupavam das visitas domiciliares, cuidando dos doentes e pobres.
No ano seguinte, as portas da Casa da Providência foram abertas para o ensino e em 10 de março de 1850 foi oficialmente fundado o Colégio Providência.
Anexo ao Colégio fundou-se o Orfanato, mais tarde transformado em Educandário. Várias obras foram aparecendo de acordo com as necessidades: Hospital, Lactário, Creche e a Vila Santa Luiza de Marilac, esta última ainda em funcionamento, com o objetivo de acolher senhoras idosas.
Em 1902, o Colégio Providência tornou-se Escola Normal equiparada à Escola Normal Modelo, hoje Instituto de Educação de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Pioneiro na implantação das reformas de Ensino, o Colégio Providência obteve o reconhecimento do Ensino Fundamental (antigo ginásio) em 1946 e do Ensino Médio em 1947.
As primeiras diretoras do Colégio foram Irmãs francesas. De 1927 em diante, assumiram a direção Irmãs brasileiras. A primeira Diretora brasileira foi Irmã Constança Andrade, que dirigiu o Colégio Providência no período de 1927 a 1933.
No discurso, o Colégio Providência, como escola católica, fiel ao carisma de São Vicente e de Santa Luisa, procura valorizar o comprometimento e a motivação de seus colaboradores no processo administrativo-pedagógico. Nele, o espírito de equipe desenvolve um senso comum de oportunidades e determina a direção de políticas e estratégias necessárias aos objetivos institucional.”
Relatório de estágio de Bruna Andrade e Thamara Rodrigues, 2008.
4. Estrutura física da escola:
5. Equipe técnico-pedagógica:
“A administração do colégio pertence às Irmãs Vicentinas, da ordem das Filhas da Caridade. A diretoria do colégio tem à frente a Irmã Edvanir Leôncio Lopes, sendo vice-diretora a Irmã Silvia Cunha. Contando em seu quadro 74 funcionários, entre professores e funcionários administrativos. Cada setor educativo possui uma pedagoga responsável, sendo no total três profissionais responsáveis pelo direcionamento educacional da instituição”.
Relatório de estágio de Daniela Prado, 2009.
6. Alunos:
“Atualmente o Colégio mantém as seguintes modalidades de Ensino: Educação Infantil (Maternal, 1ºe 2º períodos), Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano), Ensino Médio , Graduação em Administração de Empresas ( parceria com a FEMAR- Fundação Educacional de Mariana) e Pós Graduação Lato-Sensu em Educação (parceria com o CEPEMG e Centro Universitário Newton Paiva) de Belo Horizonte desde 2002.”
Relatório de estágio de Bruna Andrade e Thamara Rodrigues, 2008.
[1] Este texto é uma adaptação do que consta no site do Colégio. Nossa escolha por ele se justifica por acreditarmos que ele resume de forma competente a história e a proposta pedagógica da escola.