Laboratório de Ensino de História
Nome: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA III
Código: HIS 598
Departamento HISTÓRIA
Unidade: ICHS
Carga Horária Semanal
Teórica 02
Prática 05
Total 07
Duração/Semana 17
No de Créditos 07
Carga Horária Semestral (horas) 104
EMENTA:
Observação participante do processo de ensino-aprendizagem de história, com desenvolvimento de atividades de tutoria para os alunos do ensino básico e formação continuada para alunos e professores.
A história ensinada em diálogo com distintas instituições de formação da educação básica (escolas, museus, arquivos etc.).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1ª. Unidade - Memória, cultura histórica e ensino de História
Neste módulo, debateremos as interrelações teóricas, pedagógicas e políticas entre memória, cultura histórica e ensino de História.
2ª. Unidade - Patrimônio, história e ensino de História
Neste módulo, debateremos as afinidades e tensões entre a concepções de memória e patrimônio, bem como suas implicações para o ensino de história.
3ª. Unidade – História local e regional e ensino de História
Neste módulo, debateremos a especificidade epistemológica, pedagógica e política da história local e regional, bem como suas interfaces com as “grandes narrativas” históricas.
BIBLIOGRAFIA GERAL:
BARROS, Carlos Henrique Farias. Ensino de História, memória e história local. Revista de História da UEG. Porangatu, v. 2, n. 1, p. 301-321, jan./jul. 2013.
CAINELLI, Marlene Rosa e TUMA, Magda Madalena P. História e memória na construção do pensamento histórico: uma investigação em educação histórica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.34, p.211-222, jun. 2009.
CUNHA, Nara Rúbia de Carvalho. Chão de pedras, céu de estrelas: o Museu-Escola do Museu da Inconfidência, Ouro Preto, década de 1980. Dissertação (Mestrado em Educação). Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP, 2011. p. 61-98.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Um lugar na escola para a história local. Ensino em Re-vista. V. 4, n. 1, p. 43-51, jan.-dez. 1995.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Práticas de ensino em projeto de educação patrimonial: a produção de saberes educacionais. Pro-Posições, Abr 2013, vol.24, n. 1, p. 93-107.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Memória, História e Tempo: perspectivas teórico-metodológicas para a pesquisa em Ensino de História. Cadernos do Ceom, n. 28, 2008.
MATTOZZI, Ivo. Currículo de História e educação para o patrimônio. Educação em Revista, Jun 2008, n. 47, p.135-155.
MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História: entre história e memória. Mimeo. Disponível em <www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/pesquisa.../artigo1.>
RAMOS, Francisco Régis Lopes. Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História. Caderno CEDES, Dez 2010, v. 30, n. 82, p.397-411.
SEIXAS, Jacy Alves de. Percursos de memórias em terras de história: problemáticas atuais. In; BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia. Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.
SILVA, Giane de Souza. História Local: uma experiência em educação histórica. Artigo apresentado ao Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE 2008, programa de formação continuada promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e participação da Universidade Estadual de Londrina no biênio 2008/2009. Londrina, 2008.
AVALIAÇÃO:
A dinâmica das aulas sustenta-se na exposição dos temas e discussão dos textos indicados. Dessa forma, a participação nas discussões é importantíssima, até porque as leituras deverão ser tratadas nas seguintes atividades.
-
Prova (30 pontos);
-
Sequência didática (30 pontos);
-
Relatório final de estágio (40 pontos).
Critérios: 1)Prova: clareza da argumentação, uso pertinente da biografia, redação; 2)Sequência didática: organização do material, adequação às propostas curriculares das escolas onde se realiza o estágio (considerando os objetivos, conteúdos e o grau de ensino), criatividade, redação do memorial descritivo da atividade; 3) Relatório final: organização do material, qualidade da reflexão sobre a experiência do estágio, redação.