top of page

Nome: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA I

Código: HIS 596

Departamento: HISTÓRIA

Unidade: ICHS

Carga Horária Semanal

Teórica: 02

Prática: 05

Total: 07

Duração/Semana 17

No de Créditos: 07

Carga Horária Semestral (horas): 104

 

EMENTA:

Introdução ao debate acerca da História ensinada e à dinâmica do espaço escolar, com vistas à problematização do ensino de História em suas várias dimensões.

Nessa disciplina também serão revistos tanto o debate historiográfico quanto as normatizações acerca da elaboração dos currículos oficiais para o ensino de história.

Pretende-se também o desenvolvimento de projetos pedagógicos orientados.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1ª. Unidade - Currículo em História

Neste módulo, são debatidas as propostas curriculares para o ensino de História do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vigentes no Brasil nas últimas décadas e na contemporaneidade.

2ª. Unidade - Letramento em História

Neste módulo, debateremos o processo de letramento em História (leitura e produção de texto), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo-se o uso do livro didático.

3ª. Unidade - Avaliação em História

Neste módulo, debatermos os objetivos e a operacionalidade dos instrumentos de avaliação no ensino de História do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

 

BIBLIOGRAFIA GERAL:

ALMEIDA, Fabiana Rodrigues de e MIRANDA, Sonia Regina. Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva. Educação em Revista. Dez 2012, n. 46, p. 259-283.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. 5ª a 8ª série. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 53-75.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias - História. Brasília, MEC/SEB, 2006. História. p. 41-55.

CERRI, Luis Fernando. Recortes e organizações de conteúdos históricos para a Educação Básica. Antíteses, vol. 2, n. 3, p. 131-152, jan.-jun. de 2009.

COSTA, Artur Nogueira Santos e; VASCONCELAS, Regina Ilka Vieira. Ensino de História e currículo: relações entre diretrizes, parâmetros, conteúdos e conhecimento histórico na sala de aula de escolas públicas do ensino fundamental. História & Ensino, Londrina, v. 19, n. 1, p. 119-142, jan./jun. 2013.

ESTADO DE MINAS GERAIS. CBC. História. Proposta Curricular. Ensino Fundamental (6o. ao 9o anos).

MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim. (Re)significando a avaliação no ensino de história. Comunicação apresentada na ANPUH - 2011. Disponível em <wws.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1299251158_ARQUIVO_RESIGNIFICANDOAAVALIACAONOENSINODEHISTORIASEMRESUMO.pdf>

MUNAKATA, Kazumi. Devem os livros didáticos de história ser condenados? In:

ROCHA, Helenice et ali  (org). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

PAULILO, André Luiz. Ensino de história, expectativas de aprendizagem e a reorientação curricular em São Paulo. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 1, p. 86-115, Jan./Abr. 2013.

SALLES, André Mendes. Ensino de História, um campo de pesquisa: reflexões sobre os livros didáticos.Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, jan./jun. 2010.

SANTOS, Vinícius Teixeira. Letramento em História. Revista Espaço Acadêmico, n. 90, nov. de 2008.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora e CAINELLI, Marlene. Avaliação em História. In: Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

SILVA, Vitória Rodrigues e. Estratégias de leitura e competência leitora: contribuições para a prática de ensino em História. História, v.23, n.1-2, p.69-83, 2004.

 

AVALIAÇÃO:

A dinâmica das aulas sustenta-se na exposição dos temas e discussão dos textos indicados. Dessa forma, a participação nas discussões é importantíssima, até porque as leituras deverão ser tratadas nas seguintes atividades.

  • Prova (30 pontos);

  • Sequência didática (30 pontos);

  • Relatório final de estágio (40 pontos).

Critérios: 1)Prova: clareza da argumentação, uso pertinente da biografia, redação; 2)Sequência didática: organização do material, adequação às propostas curriculares das escolas onde se realiza o estágio (considerando os objetivos, conteúdos e o grau de ensino), criatividade, redação do memorial descritivo da atividade; 3) Relatório final: organização do material, qualidade da reflexão sobre a experiência do estágio, redação.

 

bottom of page